Pular para o conteúdo principal

Para trabalhar com a temática "MEIO AMBIENTE"



A vida humana passa por diversos problemas graças ao desequilíbrio ambiental promovido pela espécie. O capitalismo desregrado despertou no ser humano a ânsia do querer sempre mais e para isso, destruimos o próprio meio em detrimento do dinheiro.
Quando se questiona com fundamentos nosso modelo de desenvolvimento "ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto", abala-se a estrutura dos sistemas políticos e econômicos vigentes. Há diversos interesses nessa discussão, tanto a favor quanto contra, já que a defesa ao meio ambiente acabaria prejudicando os grandes empreendedores.Mas não seperguntam que amanhã não terá mais matéria renovável para suprir as necessidades do povo, e aí?
Já percebemos a resposta do meio ambiente à devastação, pois estamos vivendo grandes secas e grandes cheias em diversas regiões, alguns morrem de fome e de sede, enquanto outros morrem soterrados pelas grandes enchentes, desabamentos, etc. As doenças então cada vez mais frequentes. É o desequilíbrio da natureza em resposta ao desequilíbrio humano.
Por isso, deixo aqui minha sugestão de que este assunto seja exaustivamente abordado na escola, pois a formação do cidadão consciente começa em casa e é consolidado na escola.As gerações futuras precisam estar esclarecidas dos danos que o desgaste do meio ambiente poderá causar a vida humana.
Por isso, trabalhem em Português com textos, interpretações, roda de conversa, confecção de murais, etc.
Em Matemática, tentem calcular e demonstrar em gráficos o desgaste ambiental local.A quantidade de lixo jogada diariamente a céu aberto pelas populações. A venda de agrotóxicos e o uso desregrado.
Nas ciências Químicas e Biológicas, trabalhem as especificidades do meio, a extinção das espécies, a biodiversidade e a sutentabilidade. Apresentem os resultados em seminários. Convidem palestrantes para falarem sobre a problemática ambiental e a busca de soluções.
Na Filosofia e Sociologia, promovam debates sobre o capitalismo selvagem, o egoísmo humano, o poder predador do homem, o RACIONALISMO x IRRACIONALISMO.
Em Geografia, façam aulas de campo, visitem os rios e suas modificações em virtude da poluição, desertificação e a retirada de areia. Visitem os lixões, observem os esgotos a céu aberto. Promovam um plantio de árvores na praça e nas ruas da cidade.
Em artes, elabore e apresente um teatro sobre isso.
Você poderá juntar tudo isso e promover uma culminância do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA AFROBRASILUSA: TENTATIVA DE CONCEITO

Inicialmente, o texto nos faz refletir sobre a formação da Língua Portuguesa a partir de diversidades culturais e dominantes concebida por civilizações que colonizaram as terras da América do Sul, África e Ásia. Partindo dessa perspectiva e analisando a formação do povo brasileiro – ameríndios, africanos e lusitanos – é que nossa identidade cultural cristaliza-se a partir dessa heterogeneidade. Uma das questões mais debatidas na literatura contemporânea é a questão da identidade. Num mundo globalizado, em que se ameaça excluir as diferenças culturais entre os países, a afirmação das identidades nacionais se faz quase que obrigatória. Assim, a Língua Portuguesa que em momentos decisivos de nossa história foi instrumento de nossa própria identidade não pode desaparecer também de outras culturas que dela fizeram/fazem uso, pois a cultura consiste numa constante transfusão de resíduos. Foi assim com todos os povos que conhecemos, principalmente os portugueses, que somados aos romanos, ...

Discurso de professor homenageado da Turma de Graduação em Letras - FVJ - Lagoa do Mato, Itatira CE, em 26/09/2015

Inicialmente, quero saudar a mesa em nome da nossa coordenadora local Elizabete Ribeiro, que através do seu esforço, vem trabalhando para ampliar os horizontes do conhecimento aqui em Lagoa do Mato. Caros alunos formandos, pais, colegas professores, agentes universitários, comunidade aqui presente É uma grande honra e responsabilidade para mim, representando aqui também todos os facilitadores que ministraram aula na turma de Letras, poder fazer parte desse momento tão especial quando vocês, caros formandos, concluem mais uma etapa estudantil em vossas vidas. O professor universitário está numa posição de provocar o desconforto intelectual necessário ao desenvolvimento do conhecimento. Se pude fazer isso e ainda estar aqui discursando foi devido a uma grande generosidade de vocês. As letras tem esse poder perturbador porque conseguem agregar à arte de ler e interpretar em cada época, de acordo com as necessidades humanas, o desafio de confrontar com o mundo outros sujeitos, vária...

TEXTO DRAMÁTICO

TODO MUNDO E NINGUÉM (Auto da Lusitânia, de Gil Vicente) (Adaptação de Carlos Drummond de Andrade) (Readaptação: Lucínio Barbosa) 3 homens (Entra Todo Mundo, homem como rico mercador (fumando um cachimbo, usando um chapéu, todo metido) e faz que anda buscando alguma coisa que ele perdeu. Logo em seguida encontra-se com um homem, vestido como pobre, este se chama Ninguém, e diz:) NINGUÉM: O Senhor tá a fim de quê? TODO MUNDO: A fim de coisas buscar/ que não consigo topar./ Mas não desisto,/ porque o cara tem de teimar. NINGUÉM: E como é o teu nome, cavaleiro? TODO MUNDO: Me diz o teu nome primeiro. NINGUÉM: Pois não, meu senhor/ Já vou logo lhe falar/ Me chamo Ninguém/ e quero a consciência encontrar. TODO MUNDO: Pois eu me chamo Todo Mundo/ e passo o dia e o ano inteiro/ correndo atrás de dinheiro/ seja limpo ou seja imundo. (Belzebu, uma espécie de diabo, todo vestido de preto ou de vermelho, unhas pintadas de preto ou vermelho, sobrancelhas pintadas de preto e os ...