A vida humana passa por diversos problemas graças ao desequilíbrio ambiental promovido pela espécie. O capitalismo desregrado despertou no ser humano a ânsia do querer sempre mais e para isso, destruimos o próprio meio em detrimento do dinheiro.
Quando se questiona com fundamentos nosso modelo de desenvolvimento "ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto", abala-se a estrutura dos sistemas políticos e econômicos vigentes. Há diversos interesses nessa discussão, tanto a favor quanto contra, já que a defesa ao meio ambiente acabaria prejudicando os grandes empreendedores.Mas não seperguntam que amanhã não terá mais matéria renovável para suprir as necessidades do povo, e aí?
Já percebemos a resposta do meio ambiente à devastação, pois estamos vivendo grandes secas e grandes cheias em diversas regiões, alguns morrem de fome e de sede, enquanto outros morrem soterrados pelas grandes enchentes, desabamentos, etc. As doenças então cada vez mais frequentes. É o desequilíbrio da natureza em resposta ao desequilíbrio humano.
Por isso, deixo aqui minha sugestão de que este assunto seja exaustivamente abordado na escola, pois a formação do cidadão consciente começa em casa e é consolidado na escola.As gerações futuras precisam estar esclarecidas dos danos que o desgaste do meio ambiente poderá causar a vida humana.
Por isso, trabalhem em Português com textos, interpretações, roda de conversa, confecção de murais, etc.
Em Matemática, tentem calcular e demonstrar em gráficos o desgaste ambiental local.A quantidade de lixo jogada diariamente a céu aberto pelas populações. A venda de agrotóxicos e o uso desregrado.
Nas ciências Químicas e Biológicas, trabalhem as especificidades do meio, a extinção das espécies, a biodiversidade e a sutentabilidade. Apresentem os resultados em seminários. Convidem palestrantes para falarem sobre a problemática ambiental e a busca de soluções.
Na Filosofia e Sociologia, promovam debates sobre o capitalismo selvagem, o egoísmo humano, o poder predador do homem, o RACIONALISMO x IRRACIONALISMO.
Em Geografia, façam aulas de campo, visitem os rios e suas modificações em virtude da poluição, desertificação e a retirada de areia. Visitem os lixões, observem os esgotos a céu aberto. Promovam um plantio de árvores na praça e nas ruas da cidade.
Em artes, elabore e apresente um teatro sobre isso.
Você poderá juntar tudo isso e promover uma culminância do projeto.
Comentários
Postar um comentário