Estando eu participando de um curso de Introdução a Educação Digital pelo E-proinfo, deixo aqui meus comentários em cumprimento a atividade da unidade .
Falar da aplicação das TICs em sala de aula é um desafio, apesar dessa temática já ser discutida desde a década de 80, ainda parece ser algo que assusta os educadores de plantão. Na era da informação não é raro ver os alunos portando seus celulares de última geração com uma série de dispositivos para acesso, inclusive à internet. O aluno tem hoje o mundo em suas mãos, o que gera um desafio para os docentes ao competirem com o mundo tecnológico utilizando-se apenas de um livro, muita saliva(lábia) e giz, ou melhor, pincel.
Parece até ilário falar que nossos educadores ainda não estão domesticados para lidarem com a informatização, num sentido amplo, no aspecto de manuseio de softwares e criações digitais. Talvez pela falta de tempo, pois nossos professores ainda se dão ao trabalho de correrem durante três expedientes para lecionarem e ganharem um salário melhor para manter os gastos da família, não sobrando tempo para se deleitarem com o mundo digital. Restam as madrugadas para digitar atividades, provas, produzir um simples slide, acessar o e-mail, até cair no sono.
Em comparação com o mundo dos educandos, parece até injusto o professor querer competir com as TICs ou querer utilizá-las em suas aulas e não saber manuseá-las. Muitas vezes são os próprios alunos que ensinam o professor a ligar um data-show e expor um slide, para quebrar a mesmice das aulas.
Mas não para por aí. O governo investe em formação virtual, mas o professor acabrunhado de trabalho não consegue acompanhar o curso. O governo envia computadores para a escola com acesso a internet e o professor do LEI espera que o professor de sala de aula planeje algo em parceria com o Laboratório, mas o professor não sabe como aplicar aquele conteúdo e direcionar o aluno para uma produção via computador. Mas vamos criar um blog para isso. E o professor também não sabe criar um blog. Então vamos criar um jornal virtual. E quem disse que o professor sabe pelo menos formatar um texto?
E por aí vai. As TICs ainda não são uma realidade na escola. Apesar de muitas cobranças, muitas capacitações, muitos investimentos, pouco se faz pela inclusão digital, a começar pela inclusão dos nossos educadores.
Comentários
Postar um comentário